Dia de campo sobre ILPF na Paraíba 

A Embrapa Algodão realiza nesta terça-feira, 18, na Fazenda Velho Inácio, no município de Tacima, PB, um dia de campo sobre o sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta - ILPF como estratégia para o negócio agropecuário na região Semiárida. O objetivo é apresentar o ILPF como alternativa para recuperar solos degradados e gerar reserva de alimento para os animais no período de seca.

“O desafio é recuperar os solos degradados superficialmente e pedregosos. E isto é perfeitamente possível com a implementação de uma lógica sustentável para o lugar. A nossa preocupação é com a sazonalidade das chuvas que se manifesta aproximadamente de cinco em cinco anos. A proposta do dia de campo é encontrar uma melhor composição de plantas sejam nativas, ou não, e seus diferentes sistemas radiculares que melhorarão a gestão de risco dos produtores principalmente a partir de 2023, quando poderemos iniciar outro período com anos secos” alerta o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão Geraldo Di Stefano.

A programação do evento contará com quatro estações. Na primeira, haverá uma reflexão sobre o sistema atual da produção agropecuária em Tacima, caracterização dos solos da região e apresentação da Unidade de referência Tecnológica - URT instalada na fazenda aos visitantes. Na segunda estação será abordada a importância das árvores para o conforto térmico animal e reestruturação do perfil do solo. Na terceira, o enfoque será dado à cultura do algodão, que já teve grande importância econômica para Tacima, sendo inclusive um dos elementos de destaque na bandeira do município. A quarta e última estação tratará da importância da agricultura na recuperação de pastagens principalmente pela forma associada com que pode ser semeado o milho, milheto ou sorgo mais uma forrageira.

O evento conta com a parceria do Plano ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rede ILPF, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Prefeitura de Tacima.

 

Foto: Sergio Cobel

 

Serviço:

Dia de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária Floresta - ILPF como estratégia para o negócio agropecuário na região
Local: Fazenda Velho Inácio, município de Tacima, PB
Data: 18 de junho
Horário: das 8 às 12h

 

Edna Santos (MTB/CE 1700) 
Embrapa Algodão 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (83)3182-4361

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Para mais notícias, acesse: www.embrapa.br

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva