A Embrapa está lançando durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), que acontece nesta semana em Cuiabá (MT), entre os dias 21 e 26 de julho, a publicação ‘Pesquisas coligadas da IX Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC)’, disponível para download gratuito no formato Epub. O livro reúne os conteúdos complementares dos trabalhos de campo da IX RCC, realizados no Acre em 2010. A primeira parte do conteúdo havia sido publicado no Guia de Campo, em 2013.

“O Acre possui solos com características próprias, diferentes até de outras terras da Amazônia, com alta atividade de argila, por exemplo”, ressalta José Francisco Lumbreras, pesquisador da Embrapa Solos e um dos cinco editores da publicação, fruto do trabalho conjunto de 33 autores de diferentes instituições de pesquisas do País. Lumbreras apresenta o livro durante o lançamento oficial no CBCS, nesta terça-feira (23/7), a partir das 17 horas.  

A IX RCC contou com a presença de 71 participantes de 36 instituições das cinco regiões do Brasil, com a organização da Embrapa Acre e da Secretaria do Meio Ambiente do estado. Os estudos tiveram o objetivo de alavancar o conhecimento técnico-científico sobre os solos sedimentares da Bacia do Acre, que sofreram mudanças em sua formação pelo surgimento da Cordilheira dos Andes. O conhecimento levantado em campo e interpretado pelas equipes envolvidas foi incorporado na última edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, atualizado em 2018.

Solos arenosos
A Embrapa Solos também acaba de publicar o Epub ‘Anais do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos – Intensificação  agropecuária sustentável em solos arenosos’, disponível para download gratuito e que reúne os trabalhos apresentados durante o evento realizado em maio, em Campo Grande (MS). O conteúdo vem ao encontro da temática central do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo deste ano, que é a “Intensificação sustentável em sistemas de produção”. O evento está promovendo uma ampla discussão sobre o papel das práticas de manejo do solo com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da produção agrícola, principalmente em solos arenosos e de baixa fertilidade, que compõem a maior parte das áreas em produção no Centro-Oeste e novas fronteiras agrícolas como a do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e a do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia).

De um tempo para cá, os solos arenosos, antes considerados solos marginais na agricultura, vêm sendo cultivados em diferentes regiões do País, principalmente em partes do Paraná, Centro-Oeste e Nordeste. “A pesquisa desenvolveu tecnologias que viabilizam o cultivo dessa terra, que é de alto risco, por causa da sua baixa retenção de água e de nutrientes. Entre essas tecnologias destaco a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o cultivo de gramíneas em sucessão com o cultivo de grãos. Isso tem viabilizado muitas áreas no País”, diz o pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Teixeira, um dos editores dos Anais do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, ao lado do também pesquisador Guilherme Donagemma.

“Essas tecnologias [para intensificação sustentável em sistemas de produção] não repercutem só no Brasil, muitos países da África e Ásia têm problemas com solos arenosos. Então, se conseguirmos avançar no manejo dos solos arenosos, teremos um impacto mundial”, completa Wenceslau.

Outras publicações de destaque
A Embrapa Solos criou uma página para destacar essas e outras publicações disponíveis para download gratuito, em formato Epub e PDF – acesse aqui.

Três das mais recentes, além desses últimos lançamentos, são a 5ª edição do 'Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)', a 3ª edição do 'Manual de Métodos e Análise de Solo' e o livro de perguntas e repostas 'Solos para Todos'.

Referência para pesquisadores, técnicos agrícolas, estudantes e produtores desde 1997, o SiBCS ganhou uma inédita versão em inglês. A quinta edição traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos a definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.

A terceira edição do 'Manual de Métodos de Análise de Solo' marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias já constantes das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando o seu escopo de utilização. O manual divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia.

Já a nova edição do 'Solos para Todos' traz 271 perguntas e respostas sobre estudo do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas, compostagem e análises de solo e água. São respostas, redigidas em linguagem didática, para questionamentos do público acadêmico, de pequenos produtores rurais, de associações de produtores, de extensionistas rurais e da sociedade em geral recebidos ao longo dos anos pelo SAC Embrapa.

 

Acesse os links abaixo para baixar as publicações em destaque:
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - 5ª edição (disponível também na versão PDF)
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (versão em inglês) - (disponível também na versão PDF)
Manual de Métodos de Análise de Solo - 3ª edição (disponível também na versão PDF)
Solos para Todos - perguntas e respostas - (disponível também na versão PDF)
Anais do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos – Intensificação  agropecuária sustentável em solos arenosos - (disponível também na versão PDF)
Pesquisas coligadas da IX Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC) - (disponível também na versão PDF)
   >> Conheça também a página temática Solos Brasileiros

 

Dicas: softwares para ler Epub

Algumas das publicações da Embrapa estão disponíveis apenas em formato Epub. Para abrir esses arquivos é necessário ter, no celular ou no computador, um destes softwares gratuitos:

Celulares Android: alguns dispositivos já vêm com o Google Play Livros, mas para ler melhor nossas publicações recomendamos o Reasily;

Celulares e computadores da Apple: iBooks;

Windows e Linux: Calibre.

 

Fernando Gregio 
Embrapa Solos 

Contatos para a imprensa 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Carlos Dias 
Embrapa Solos 

Contatos para a imprensa 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Para mais notícias, acesse: www.embrapa.br

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva