Sistema de ILPF

Estão abertas as inscrições para o V Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo. O evento, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e pelo Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), ocorre nos dias 29 e 30 de novembro em São Carlos (SP).

São oferecidas 160 vagas. As inscrições podem ser feitas aqui.
O simpósio vai apresentar e discutir as principais metodologias, inovações e soluções da ILP e da ILPF para ampliar a adoção e promover o manejo adequado desses sistemas de produção.

No primeiro dia, os participantes vão receber informações sobre adoção de sistemas integrados no Brasil, ILPF nos solos arenosos do Oeste Paulista, estratégias e desafios para intensificação sustentável do uso do solo, conforto térmico de bovinos em pastagens arborizadas e sustentabilidade da pecuária com ILPF. No dia 30, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste vão demonstrar na prática a intensificação sustentável em sistemas de ILPF.

Sistemas integrados

Reúnem na mesma área diversas culturas, como grãos, carne, leite, energia e madeira.

A ILPF proporciona bem-estar animal, diversifica a produção, melhora a renda do pecuarista e diminui riscos financeiros. Além disso, tem
potencial para recuperar áreas degradadas, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e desenvolver pastagens com melhor qualidade.

Não existe um modelo único, por isso é importante que o produtor conheça as possibilidades e busque a melhor alternativa de acordo com seu perfil, potencial da região e demandas de mercado.

Atualmente, existem linhas de financiamento específicas para a adoção dos sistemas de integração, como do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O Plano ABC incentiva a implantação de modelos agropecuários sustentáveis. Além de linhas de créditos, promove ações de capacitação de técnicos e produtores para a ampliação da integração.

Serviço

V Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo
Vagas: 160
Data: 29 e 30 de novembro de 2019
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

29 de novembro
Embrapa Instrumentação - Rua XV de novembro, 1452 – Centro.
Horário: 8h às 18h.

30 de novembro
Embrapa Pecuária Sudeste - Rodovia Washington Luiz, km 234.
Horário: 8h às 12 horas.

 

Foto: Juliana Sussai
 
Gisele Rosso (MTb/3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (16) 3411-5625

Para mais notícias, acesse: www.embrapa.br

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva