A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

A ILPF é uma estratégia de produção que pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades:

A escolha por qual estratégia utilizar dependerá das características da região e da propriedade, como proximidade de mercado, logística, relevo, clima, aptidão da propriedade, maquinário disponível, entre outros.

Dentre os principais entraves identificados para a adoção do sistema ILPF estão a necessidade de nivelamento do conhecimento entre os pesquisadores, a pouca formação de consultores técnicos e a necessidade de interação e capacidade interna entre os produtores.

Dadas as características dos diversos sistemas de ILPF é fundamental a implementação de um conjunto de estratégias e ações de comunicação que possam apoiar mais efetivamente a rede de transferência de tecnologia e contribuir para ampliar a adoção de sistemas ILPF pelo setor produtivo, bem como de um conjunto de ações educativas, na forma de um programa integrado e continuado de capacitação em ILPF, na modalidade mista (educação à distância e presencial). A comunicação para ILPF deve ser criativa, com estratégias e ações ajustadas às realidades das diversas regiões e aos perfis dos diferentes produtores, sejam empreendedores rurais, agricultores familiares ou assentados de reforma agrária.

É necessário que as tecnologias e conhecimentos sobre ILPF existentes na Embrapa e em outras instituições de Ensino e Pesquisa sejam mais rapidamente apropriadas pelos técnicos, principalmente os da Extensão rural pública e privada. Este projeto tem por objetivo formar multiplicadores com habilidades em aplicação e mediação da aprendizagem da tecnologia ILPF e estabelecer canais de comunicação para ampliar o acesso à informação do sistema ILPF aumentando a sua visibilidade. Suas ações serão conduzidas de forma a contribuir para ampliar e fortalecer a rede de profissionais aptos a trabalhar com ILPF, além de dar maior visibilidade ao tema perante os diferentes públicos-alvo, ampliar o acesso dos agentes da ATER e de cooperativas (multiplicadores) às informações referentes à ILPF, promover as tecnologias de ILPF junto a clientes e usuários, buscar novos parceiros para a rede de Fomento de ILPF. Trata-se da continuidade e ampliação das ações de comunicação e capacitação que vêm sendo conduzidas por meio do projeto “Transferência de Tecnologia para Sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, executado no âmbito do MP4.