A Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é uma associação formada pelo Bradesco, Ceptis, Cocamar, John Deere, Premix, Soesp, Syngenta e Embrapa. Tem o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Saiba mais

Conheça os casos de sucesso de quem aplicou a ILPF em sua propriedade rural

Pesquisa encomendada pela Rede ILPF e realizada pelo Kleffmann Group na safra 2015/2016 estimou que o Brasil já conta com 11.468.124 ha com sistemas integrados de produção agropecuária, dispostos a seguir:

   

Configurações

Dentre as quatro possibilidades de configuração do sistema produtivo, a intregração lavoura-pecuária é a mais adotada pelos produtores.

Adoção da ILPF

Os principais motivos para os produtores adoratem ILPF são:

Tecnologia em expansão

Em dez anos, a área ocupada pela ILPF aumentou em quase 10 milhões de hectares. O gráfico abaixo mostra a expansão do sistema produtivo.

 

Compromissos

A meta estipulada pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) em 2009 era de aumentar em 4 milhões de hectares a área com ILPF em todo o país até 2020.
Entre 2010 e 2015 o incremento de 5,96 milhões de hectares foi responsável pelo sequestro de 21,8 milhões de toneladas de CO 2 eq.

A ratificação do Acordo de Paris sobre mudança do Clima pelo governo brasileiro, em 2016, adicionou à meta do Plano ABC o incremento de mais 5 milhões de hectares com sistema ILPF, totalizando nove milhões de hectares até 2030.




Confira os números da ILPF nas regiões:

Maquete virtual de ILPF em realidade aumentada

Conheça a integração lavoura-pecuária-floresta por meio da realidade aumentada.
Baixe o aplicativo na Google Play ou na AppStore e imprima o target.

Como usar

Para usar, basta apontar a câmera do celular ou tablet, com o aplicativo aberto, para o target e interagir. No menu lateral esquerdo você escolhe as diferentes fases do sistema produtivo. No menu à direita você vê o perfil do solo, a dinâmica de água, de gases de efeito estufa e de nutrientes. Você também pode optar por colocar árvores no sistema ILPF.

 

 

Recursos mínimos do dispositivo

Devido à riqueza de detalhes e informações, o aplicativo é pesado. Ele demanda memória e processador do dispositivo. Para funcionar corretamente, o dispositivo deve ter, ao menos, as seguintes configurações:

Processador Quad-core 2.3 GHz  
Memória interna de 32 GB
Câmera de 12 Megapixel

 

Cubo ILPF em realidade aumentada

Para utilizar é necessário baixar o aplicativo (clique aqui para baixar) e instalá-lo em seu dispositivo móvel. 

Em seguida, baixe e imprima o cubo.

Como usar

Após recortar e montar o cubo, abra o aplicativo e aponte a câmera do celular ou tablet para cada uma das faces.

Devido à riqueza de detalhes e informações, o aplicativo é pesado. Ele demanda memória e processador do dispositivo. Para funcionar corretamente, o dispositivo deve ter, ao menos, as seguintes configurações:

Processador Quad-core 2.3 GHz  
Memória interna de 32 GB
Câmera de 12 Megapixel

 

AgroTag ILPF

 O aplicativo móvel AgroTag foi desenvolvido para apoiar a Rede de Fomento ILPF no monitoramento sistemático da adoção e qualificação de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil. Trata-se de um aplicativo multitarefa dispondo de característica de operação orientada a objeto no levantamento e manipulação de dados geoespaciais para especialistas das áreas agrícola e ambiental, empregando formulários elaborados a partir dos protocolos customizados baseados em metodologias Embrapa. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições. Restrito às empresas participantes da rede ILPF. Mais informações.

 

Arbopasto

O Arbopasto é um aplicativo para auxiliar no planejamento da introdução do componente arbóreo em área de pastagem. O aplicativo disponibiliza informações sobre 51 espécies de árvores nativas da Amazônia Ocidental brasileira. Essas árvores foram avaliadas em pastagens localizadas nos estados do Acre e Rondônia considerando 15 características importantes para arborização de pastagens, sendo estas: produção de mudas, valor comercial da madeira, produtos não-madeireiros, fixação biológica de nitrogênio, velocidade de crescimento, potencial forrageiro dos frutos, potencial tóxico dos frutos, tolerância ao fogo (acidental) em pastagem, presença de raízes superficiais sob a copa, interferência na cobertura do solo sob a copa, capacidade de regeneração natural em pastagens, qualidade do fuste, porte da árvore, forma e densidade da copa. Mais informações.

SisILPF

SisILPF é uma série de softwares para manejo de árvores plantadas em áreas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Eles simulam o desempenho de acordo com a realidade de cada produtor, permitindo que escolha como manejar as árvores do sistema da forma mais adequada aos seus objetivos. Possui versões para eucalipto, teca, cedro, mogno, pinus elliottii e pinus taedaBaixe aqui.

Próximas ações da rede ILPF

20 Ago 2019 ILPF no Nordeste: Aprendizados e Desafios - Maceió - AL

11 Set 2019 ILPF: Uso sustentável da terra na região de Pedro Velho - RN

13 Set 2019 Dia de Campo em ILPF - PB

19 Set 2019 ILPF no Nordeste: Aprendizados e Desafios - Petrolina - PE

VEJA A AGENDA COMPLETA

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva