O anúncio foi feito por Rafael Greca durante visita a exposição no XXV Congresso Mundial da IUFRO na manhã desta quarta-feira. O cubo com o Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta de realidade aumentada foi apresentado ao prefeito pelo jornalista José Heitor Vasconcellos, analista da Embrapa Milho e Sorgo. Imediatamente, Greca quis saber se poderia utilizar nas escolas. “Vamos trabalhar a Educação Ambiental com as crianças nas escolas de Curitiba com este aplicativo”, disse o prefeito com entusiasmo.

A cubo de realidade aumentada é feito de papel e utilizado juntamente com um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis. O cubo é uma das atrações do estande da Embrapa localizado no Espaço Brasil no XXV Congresso Mundial da IUFRO. No local, o visitante pode ainda fazer um passeio virtual por uma propriedade com sistema ILPF. Aproximadamente duzentas já passaram pela experiência sensorial de andar num pasto degradado, caminhar entre o gado e vivenciar o conforto térmico proporcionado pelas árvores.

Rafael Greca ficou por cerca de duas horas na exposição temática de produtos, tecnologias e serviços disponíveis no setor florestal. Percorreu todos os estandes ocupados pelos treze artesãos da prefeitura, conheceu tecnologias geradas por instituições públicas, recebeu mimos e comprou  uma escultura de um anjo barroco talhado em madeira feito pelo artesão Gilson Firmino, de Taboão da Serra, SP. “

Curitiba terá um shopping da madeira
O espaço é uma promessa do prefeito artesãos curitibanos que participam da exposição no parque de eventos. Greca disse que a ideia é criar o uma espécie de shopping no Largo de São Francisco, no centro histórico, com uma exposição permanente. “Curitiba é a cidade mais sustentável do Brasil, temos florestas famosas e temos um amplo setor de exploração sustentável. Precisamos fazer isto virar uma atração turística”, afirmou o prefeito.

Para  Greca, o XXV Congresso propiciou uma amostra da economia criativa que existe em Curitiba, e no Paraná, e deixou ainda lição de que o uso sustentável das florestas é possível.  “As árvores são a eternidade e a beleza da natureza, mas também podem ser transformadas em bens e serem apropriadas pelo homem, desde que exista inteligência em manejo florestal”, disse.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o IUFRO2019 foi promovido pela Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e IUFRO.

Acompanhe o Congresso pelas Redes Sociais

Instagram: @iufro2019
Facebook
Youtube.com/embrapa
Fotos: iufro.fotop.com.br
 
Ana Lucia Ferreira (MTb 16913)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para mais notícias, acesse: www.embrapa.br

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva