Na sexta-feira (04/10), dentro da programação do XXV Congresso Mundial da IUFRO, a Embrapa Florestas vai realizar o pré-lançamento do livro “O eucalipto e a Embrapa: 40 anos de pesquisa e desenvolvimento”, para evidenciar o enorme potencial de retorno de investimentos financeiros em pesquisas que permitem gerar tecnologias para o uso sustentável da terra. O pré-lançamento será no Espaço Brasil, às 13h20.

A publicação, organizada pelos pesquisadores da Embrapa Florestas Edilson Batista de Oliveira e José Elidney Pinto Júnior, relata os 40 anos de esforços do órgão no processo de construção e oferta de conhecimento sobre o uso de espécies de eucaliptos e corímbias em plantios para fins comerciais e ambientais, além de seus benefícios sociais.

São mais de 30 capítulos, com muitas ilustrações gráficas e estatísticas, e cada capítulo apresenta uma síntese de atividades e ações desenvolvidas, com os resultados e inovações da pesquisa da Embrapa Florestas e de seus parceiros, bem como detalhes sobre novas tecnologias. Nas mais de 800 páginas, com assuntos variados e de grande atualidade para ajudar nas atividades profissionais, a publicação destaca, entre outras coisas, a estruturação da Embrapa para a pesquisa florestal e os inúmeros temas estudados, como produção de sementes e mudas, reintrodução do eucalipto no Brasil, softwares para manejo de precisão de eucaliptos em monocultivo, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e serviços ecossistêmicos do eucalipto. Além disso, o livro também mostra os avanços nas aplicações operacionais da análise genômica relacionados com eucaliptos e aborda as mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa e as suas interações com cultura do eucalipto.

“Trata-se de uma excelente ferramenta para balizar o trabalho dos profissionais do setor florestal e serve também para mostrar que vale a pena investir na pesquisa florestal, pois a publicação mostra resultados concretos e significativos, como o fato de que de que as produtividades de plantios comerciais de eucaliptos no Brasil são as maiores do mundo, superando 40 metros cúbicos de hectares ao ano. O livro é, sem dúvida, um universo de tecnologias florestais relacionadas a eucalipto que pode ajudar no dia a dia do trabalho”, conclui Edilson Batista de Oliveira, pesquisador da Embrapa Florestas.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o IUFRO2019 foi promovido pela Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e IUFRO.
 
Maureen Bertol (MTb8330)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 66 99232-1901
 
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Para mais notícias, acesse: www.embrapa.br

Associadas Rede ILPF

Secretaria Executiva